Alimentos para Aumentar a Imunidade

Muito se fala sobre alimentos para aumentar a imunidade, especialmente em épocas de frio, onde doenças oportunistas tomam podem aparecer para debilitar os organismos menos protegidos – ou seja, os que estão com a imunidade baixa.




Por esse motivo, vamos falar um pouco sobre esses alimentos e explicar de forma geral o que é o conceito de imunidade para a comunidade médica. Além disso, vamos explicar se existem sucos ou suplementos capazes de unir forçar com o objetivo de deixar o nosso corpo mais saudável. Confira!


O que é Imunidade?

Antes de explicarmos quais são os alimentos para aumentar a imunidade, precisamos conceituar o que é a imunidade. De maneira bem geral, ela é todo o conjunto de células de defesa e toda a proteção que nosso organismo tem. Uma pessoa com “alta imunidade” costuma ser menos propensas às doenças e aos riscos de sofrer com ataques externos – como os de vírus e de bactérias.

A imunidade se divide em dois tipos: imunidade nata e imunidade adquirida. Vamos entender melhor:

  • A imunidade nata é aquela que provém do ser humano naturalmente. São nossas células de defesa, nossa proteção básica.

  • A imunidade adquiria é aquela que surge após o corpo criar anticorpos para se livrar de uma determinada doença.

Tendo em mente que existem dois tipos de imunidade, podemos dizer que a imunidade nata sempre pode ser reforçada, por meio de alimentação de qualidade e até mesmo com o uso de suplementos – há casos onde eles são fundamentais para evitar problemas.

Quais são os sintomas da imunidade baixa?

Os sintomas da imunidade baixa podem variar, dependendo do grau que o problema se encontra.[1] Em casos mais amenos, podemos notar:

  • Propensão para gripes, resfriados e dores de garganta.

  • Problemas de estômago e sensação de fadiga intensa durante o dia.

  • Irritabilidade e estresse excessivo.

Nos casos mais graves, podem haver:

  • Problemas mais severos, como pneumonias ou gripes muito debilitantes.

  • Excesso de sono e incapacidade de conseguir prosseguir com as tarefas diárias.

  • Doenças oportunistas de alta gravidade.

Em ambos os casos, é essencial procurar um médico. Mesmo que o problema da imunidade possa ser resolvido apenas com suplementação ou com alimentos específicos, a consulta médica pode detectar causas mais graves, como doenças diversas.


É importante ter em mente que a saúde debilitada é porta para diversos problemas mais sérios – e que o corpo precisa estar com a proteção em dia para contornar os inúmeros vírus e bactérias que circulam pelo ar todos os dias. Fique de olho!

Alimentos para Aumentar a Imunidade

Embora a maioria das pessoas acredite que a vitamina C seja a principal vitamina para proteger o corpo, ela não é a única. Separamos mais abaixo alguns dos principais alimentos para aumentar a imunidade. Confira:

Alimentos ricos em proteínas: No geral, carnes são excelentes alimentos para aumentar a imunidade. Além de ricas em proteínas, elas possuem nutrientes fundamentais para o corpo humano, como minerais e vitaminas no geral. Por isso, quem é vegetariano, precisa repor os nutrientes com a ajuda de nutricionistas e médicos.

Frutas de diversos tipos: Obviamente, frutas ricas em vitamina C, como o abacaxi e a laranja, são excelentes alimentos para aumentar a imunidade. Porém, é importante saber que as frutas ricas em gorduras, como o abacate, também devem fazer parte do seu cardápio diário. A dica é mesclar entre as mais diversas frutas ao longo da semana.

Arroz, feijão e carboidratos no geral: Arroz e outros carboidratos ajudam na imunidade de uma forma geral. Além disso, leguminosas como o feijão e a lentilha devem fazer parte do seu dia-a-dia sempre que possível.

Além desses alimentos para aumentar a imunidade, devemos também citar as gorduras derivadas de animais e as verduras. No geral, o que podemos dizer é que a alimentação variada e equilibrada ainda é a única forma de garantir uma vida saudável!

Receita de Suco para imunidade baixa

Separamos uma receita de um suco para aumentar a imunidade. Ela tem alguns dos ingredientes mais importantes para esse objetivo: frutas ricas em vitamina C, uma das vitaminas mais indicadas para aumentar a imunidade. Anote o passo-a-passo:

#Suco de Abacaxi com Laranja e Couve

INGREDIENTES

  • 150ml de água

  • 200g de abacaxi

  • 2 laranjas

  • 2 folhas de couve

MODO DE PREPARO

  1. Descasque a laranja, tire as sementes e corte em cubinhos

  2. Corte o abacaxi em rodelas e pique bem as folhas de couve

  3. Coloque tudo no liquidificador e bata bem

Está pronto! Esse suco é excelente para a imunidade – não só pelas frutas ricas em vitamina C, como também pela couve, que uma das folhas verdes mais ricas em ferro, mineral fundamental para nossa saúde em geral.

Vale a pena tomar o suco sempre de manhã ou logo antes dos treinos, em conjunto com uma boa fonte de carboidratos simples, como tapioca, batata-doce ou mesmo pão integral. A refeição é completa e bastante leve para praticar atividades físicas em seguida!

Imunidade baixa, qual suplemento pode ajudar?

Às vezes, apenas a alimentação não é suficiente para corrigir os problemas com a imunidade, se tornando necessário o uso de suplementos mais específicos para esses casos.

No geral, os mais indicados para baixa imunidade são os multivitamínicos, que agem de forma generalizada no corpo humano.

7 visualizações0 comentário