O que é, benefícios do treino HIIT?

HIIT o treino que parece prometer milagres, que agora podemos ver em todos os lugares. Mas o que é? Para quem é? Quais suas vantagens e desvantagens do treino HIIT?




A sigla HIIT vêm do inglês “High Intensity Interval Training” ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, Podemos ver facilmente esse método em uma aula de crossfit ou de bike indoor, por exemplo, esse método não é novo, apesar de estar super na “moda”.


Começou nos anos 90 com o método Tabata, o Professor Izumi Tabata, pesquisou vários tipos de treinamento para ajudar no emagrecimento e constatou que a intensidade maior é a melhor solução, mais que volume.


No método Tabata deve-se ficar em intensidade máxima por 20 segundos e ter 10 segundos em intensidade menor repetidos por 7 ou 8 vezes, os exercícios que ele propôs são os aeróbios tradicionais, corrida, bike e transport.


Claro que já sofreu várias adaptações e assim surgiu o HIIT, Treino Intervalado de Alta Intensidade, com exercícios como agachamentos, flexão de braço, barra fixa e abdo

minais, a intensidade ficou um pouco menor e o tempo aumentou.


Não há treino ou método pré-determinado, cada professor adapta de acordo com o perfil e a dificuldade do aluno. Abaixo segue um vídeo com a explicação do treino HIIT e um exemplo de treino para você fazer agora mesmo.


Benefícios do treino HIIT

Eu escrevi em um artigo sobre a Frequência Cardíaca ideal para queimar gordura e nele explico porque intensidade alta também é bom para queima de gordura. O HIIT consome mais calorias não só durante os exercícios como no pós-treino também.


Treino em intensidade alta também tem se mostrado como um inibidor de apetite, um ótimo complemento para ajudar a emagrecer.


Entre os benefícios temos o aumento na resistência anaeróbica e ao ácido lático, ideal para um atleta que demora muito mais para sentir fadiga. Mesmo seu esporte sendo com predominância aeróbica.


Também é notável o aumento de VO2 (capacidade do organismo de consumir oxigênio), em treinos de alta intensidade o VO2 aumenta mais que em treino aeróbicos, mais uma razão para atletas de endurance treinar HIIT.


Você não precisa de máquina nem halteres, o HIIT pode ser feito em uma corrida ou com exercícios simples como agachamento e abdominal.


O tempo do treino é muito menor, o próprio treino do método Tabata (20seg por 10seg) dura apenas 4 minutos, com aquecimento de 10 minutos e uma recuperação de 5, temos um treino de apenas 20 minutos.


Quem pode fazer um treino HIIT?

Apesar dos benefícios serem tentadores, não é um treino para qualquer um, como podemos ver nas desvantagens. Treinar HIIT não é tão simples.


O HIIT deve ser feitos por pessoas intermediária/avançadas, que conhecem bem seus limites, possuem um bom movimento nos exercícios e coordenação.


Não deve ter nenhum problema cardíaco e se for maior de 55 anos deve ter autorização médica.


Deve ser feito com supervisão de um profissional que irá montar um treino de acordo com seu objetivo e dentro de uma periodização, treinar HIIT sempre, pode ser muito perigoso.

Assim esse método de treino se mostrar essencial para em determinado momento do treinamento. Mas deve tomar precauções e seguir bem as orientações do profissional.

E você? Já fez o treino HIIT, alguma vez? Conta para nós como foi!


fonte: https://horadotreino.com.br/

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