EXERCÍCIOS AERÓBICOS AJUDAM NO GANHO DE MASSA MAGRA.

Um estudo recente publicado na revista Scientific Report comprova a aposta dos profissionais de educação física: exercícios aeróbicos ajudam no ganho de massa magra. Na pesquisa, foram examinadas amostras de sangue e tecido muscular de homens, em que foram encontradas substâncias que demonstram a influência da resistência cardiovascular na produção de massa magra. O Eu Atleta conversou com especialistas que recomendam os cinco melhores aeróbicos para quem busca hipertrofia muscular.




De acordo com o professor da escola sueca de esporte e ciências da saúde Marcus Moberg, que conduziu o estudo, as novas descobertas apontam para que o treino de musculação seja iniciado exercitando as pernas e os pulmões antes de passar para o levantamento de peso com os membros superiores.


Além disso, a profissional de educação física Diu Santos lista os benefícios da atividade aeróbica e recomenda o tempo ideal para sua prática. Nesse sentido, os exercícios aeróbicos ajudam no:


5 exercícios aeróbicos para ganho de massa



Diu Santos recomenda atividades desse tipo para diferentes perfil, dos iniciantes aos mais avançados.


– Todos os exercícios listados trabalham bastante o sistema cardiorrespiratório, fortalecem coração e ajudam na resistência física/pulmonar – finaliza Diu.

  • Esteira


A esteira é o exercício mais básico, ideal para quem está um tempo parado ou é totalmente sedentário e deseja ingressar no mundo da musculação. Pode ser utilizada para uma simples caminhada e, aos poucos, progredir para uma caminhada mais intensa e até mesmo corrida.

  • Bicicleta


A bicicleta exige um pouco mais dos membros inferiores e também é uma ótima opção para quem está “enferrujado”. Com ela, também é possível progredir, aumentando o giro dos pedais (movimento mais veloz) ou aumentando a carga (simulando subidas). Vale lembrar que é fundamental ajustar a altura de banco e do guidão antes de pedalar para evitar lesões e desconfortos.

  • Elíptico ou transport


Variação da bicicleta, nesse equipamento, os movimentos são sempre em pé. Pernas e braços são acionados simultaneamente. Assim como na bicicleta e na esteira, também é possível realizar progressão de carga e velocidade.

  • Escada


Indicado para quem já saiu da fase do sedentarismo, o equipamento é uma boa pedida para quem busca resistência cardiopulmonar. O aparelho realiza um trabalho bem específico em pernas e glúteos, além de oferecer a possibilidade de progressão, mas apenas em relação à velocidade.


  • Remo


Assim como o elíptico, esse equipamento é útil para trabalhar membros superiores e inferiores de forma simultânea. Mas atenção: é preciso estar bem atento à postura corporal para que não haja nenhuma lesão na coluna. O remo é recomendado para quem já possui uma boa resistência e trabalha bastante pernas, glúteos e bíceps.

  • Desenvolvimento do músculo;

  • Aquecimento;

  • Desempenho.


Tempo correto para hipertrofia: 20 minutos antes da musculação.

- E, claro, precisa haver um acompanhamento, porque cada pessoa necessita de uma indicação personalizada de exercícios – comenta a especialista.

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo