top of page

Dicas para começar a participar de provas de corrida de rua

É importante que você tenha um objetivo claro antes de montar o planejamento de corrida. A distância da sua prova, por exemplo, vai afetar diretamente a quantidade de quilômetros que você vai precisar correr nos treinos. Mas esse não é o único fator que conta: o porquê de fazer a prova também importa.



Se quiser apenas completar a distância, pode correr menos quilômetros do que se o objetivo for performance. Por outro lado, se a sua meta estiver mais voltada para o desempenho, provavelmente acabará correndo mais quilômetros por semana.


Um volume maior de treino por semana (com orientação, claro) pode te preparar para correr com mais eficiência, deixando os seus músculos mais fortes e resistentes. Falando de uma forma simples: quando corremos, estamos cheios de oxigênio no corpo. É isso que faz os músculos queimarem, e o sangue se mover.


Então, de uma forma planejada, quanto mais tempo você passar correndo, mais aumentará a capacidade do motor aeróbico.


Só que é fundamental ficar atento para não aumentar a sua carga de treino muito rapidamente. Por isso, é interessante que você converse com algum treinador com experiência no assunto, já que passar do ponto pode ocasionar lesões. É importante entender que treinar mais não é treinar melhor. Muitas vezes vai valer a pena trocar um dia de treino por um dia de descanso.


* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page