ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA MENTE

Esportes são as melhores atividades físicas para a mente

Estudo concluiu que usar a capacidade de coordenação, durante a prática esportiva, parece ser mais importante do que o volume total de exercícios para melhorar o desempenho cognitivo.



Corpo são, mente sã. Ditado batido, mas que reforça a importância da atividade esportiva para melhorar o desempenho cognitivo. Mas a questão é que existem vários tipos de esportes e uma variedade enorme de exercícios e treinamentos. Então, que tipo e quanto exercício pode ser capaz de manter a mente em forma e afiada? Pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, e da Universidade de Tsukuba, no Japão, analisaram diversas publicações científicas e usaram os dados para sugerir as recomendações que estão publicadas na revista Nature Human Behavior.


Os cientistas avaliaram 80 estudos, buscando características-chave entre eles. Uma das primeiras conclusões foi a de que os treinamentos de resistência e força ou a combinação deles foram capazes de melhorar o desempenho cognitivo.


Mas as estrelas nesse quesito foram os esportes, que necessitam de padrões de movimento complexos e interação entre jogadores. Os pesquisadores concluíram que usar a capacidade de coordenação, durante a prática de um esporte, parece ser mais importante do que o volume total da atividade.


Assim como a condição física, o desempenho cognitivo muda com o passar dos anos. Durante a infância (fase de desenvolvimento cognitivo) existe grande potencial de melhora, e nas pessoas mais velhas há uma degradação cognitiva. Os cientistas do Departamento de Esporte, Exercício e Saúde (DSBG) da Universidade de Basel não conseguiram encontrar um indicador dos diferentes níveis de eficácia das atividades esportivas nas diversas faixas etárias.


Entretanto, as atividades esportivas desde a idade escolar até a idade avançada não precisam ser diferentes para melhorar o desempenho cognitivo. Diferentes grupos de idade podem, portanto, ser combinados para um objetivo comum nos esportes. Em alguns países, este tipo de interação já está sendo realizada com programas que envolvem crianças e idosos.


Já é sabido que o volume de atividade esportiva tem efeito diferente na aptidão física de homens e mulheres. O grupo de pesquisa foi capaz de verificar isso também para a aptidão mental, e os homens parecem se beneficiar mais da atividade esportiva. As diferenças entre os sexos são particularmente evidentes na intensidade do movimento, mas não no tipo de esporte. Um treino intenso parece valer mais a pena para meninos e homens.


Em contraste, o efeito positivo nas mulheres e meninas desaparece se a intensidade aumentar muito rapidamente. Os resultados da pesquisa sugerem que mulheres devem escolher atividades esportivas de baixa a média intensidade se desejam aumentar sua aptidão cognitiva.


De todo modo, a dica é sempre fazer exercícios para tonificar o corpo e a mente.


* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do GE / Eu Atleta.

FONTE: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2021/06/16/esportes-sao-as-melhores-atividades-fisicas-para-a-mente.ghtml

13 visualizações0 comentário