A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO PARA CORREDORES DE RUA

Se você, corredor, é um daqueles que acredita que a musculação é só para fins estéticos, é bom rever sua opinião.




O treinamento de força é muito importante para quem corre, pois, durante a corrida os músculos das pernas, braços e costas são muito exigidos por conta da execução de movimentos repetitivos e do impacto na pisada. Por isso, é preciso dar um tratamento especial a eles.


Essa é uma orientação apontada em várias pesquisas e defendida pelos profissionais da área. Entre eles, Paulo Miniussi, professor de Educação Física, que lembra que a atividade tem uma influência positiva no rendimento do corredor e na sua proteção contra lesões, pois a falta de uma musculatura fortalecida prejudica a postura, os joelhos e pode trazer problemas futuros.

- Quem corre deve fazer exercícios voltados principalmente para os músculos dos membros inferiores e das costas, responsáveis pela postura durante a corrida. Para que a musculação traga resultados positivos, deve ser feita de duas a três vezes por semana, com três séries de cada exercício prescrito com 15 repetições no máximo, com pouca carga e esforço moderado. Nada de usar carga alta - afirma o professor, que coordena a equipe de corrida, no Rio de Janeiro


A pedido do EU ATLETA, Miniussi apresenta exercícios para corredores iniciantes. O próprio professor ressalta que toda atividade deve ser prescrita e executada sob a orientação de um profissional de Educação Física, pois, caso seja realizada da forma errada, pode prejudicar ao invés de ajudar. Assim sendo, consulte alguém habilitado e prepare-se para ter uma musculatura tonificada e resistente, condicionada para aguentar seu ritmo de corrida.


AGACHAMENTO LIVRE

O agachamento livre é uma atividade que trabalha os músculos das coxas e glúteos.


PASSADA COM HALTERES

A passada com halteres é uma atividade que trabalha os músculos das coxas e glúteos.


SUPINO RETO

O supino reto é indicado para o peitoral, ombros e tríceps, além de ajudar na postura durante a corrida.


REMADA ALTA

A remada alta com barra ajuda a manter a postura correta durante a corrida de rua e refoça os ombros e o músculo trapézio.


FONTE: http://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/guia/guia-exercicios-de-musculacao-para-corrida-de-rua.html


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